sexta-feira, setembro 07, 2007

6° Feira do Livro do Tietböhl- Aprendendo a Lição de Dona Sofia


Encantamento: tradução da possibilidade alcançada por uma escola. Como encantar, emocionar, educar, criar, envolver? Qual o segredo?

A escola Leopoldo Tietböhl sabe como fazer tudo isso como poucas, e o faz por se saber que é mais que paredes e classes; por se perceber além das expectativas da escola pública, superando em muito as particulares.

Em tempos difíceis para a educação, conhecer uma escola que é "um território de deslumbramento e aventura, uma passagem escancarada para um mundo de mistério e sabedoria” * é um grande prazer.

A Feira é um evento para a comunidade escolar, é fruto de um trabalho e dedicação de professores, direção, alunos, pais, mas mais do que tudo é um caminho natural desta escola: um caminho "íngreme e tortuoso” *, feito sem medir esforços, quantas vezes for necessário.

Na escola todos são autores, ilustradores, personagens que protagonizam suas histórias. Todos são responsáveis por suas obras, sabem cuidar, respeitar e proteger. Percebemos isso no cuidado que dedicam aos livros, na curiosidade ao ouvir os autores que vieram conversar com seus leitores, na utilização organizada dos espaços, na recepção afetiva de seus visitantes, no olhar entusiasmado e acolhedor das crianças.

A escola contagia com seu trabalho a todos que sobem suas escadas. No Tietböhl, a direção inicia suas falas com a frase "estamos muito felizes com vocês", e tenho certeza, as crianças também estão muito felizes de viverem suas infâncias em uma escola assim.

Entre os muitos livros em que as crianças mergulharam este ano, um deles conta sem saber o segredo desta escola. O maravilhoso “A caligrafia de Dona Sofia" de André Neves, fala sobre "criar coisas lindas, de que nem imaginávamos ser capazes” *. A escola realmente criou algo, que é concreto, mas é também poesia que é para a vida, para o mundo, para que cada um e todos se sintam capazes de criar coisas lindas.

Assisti o André Neves falando sobre o processo de criação para a platéia da 4°série, e ele disse que criava a partir de suas lembranças que dependia também do olhar diferenciado que lançamos sobre as coisas que vemos todos os dias.

O Tietböhl deixa com certeza lembranças significativas para muitas gerações que por ali passaram, pois ajuda a ver, a olhar diferenciadamente todas as coisas, e entender que não somos apenas espectadores, mas também protagonistas. Sou hoje o "seu Ananias", "deliciando-se com o primor existente em toda aquela casa."
*trechos da Caligrafia de Dona Sofia.

Nenhum comentário: