segunda-feira, outubro 01, 2007

Outubro, Mês das crianças


Nos tempos pós-modernos o comércio dedica um Mês para as crianças.


As propagandas despejam nos olhos dos pequenos consumidores uma infinidade de brinquedos, roupas, celulares, Consumir é preciso, e não ter algum dos últimos lançamentos pode ser motivo de frustração. Na própria propaganda é ensinado como obter o sonho de consumo, pode ser usado desde os mais sedutores olhares até sugestionar os pais durante o sono.

Na década de 70 para ganhar a Caloi no Natal era preciso uma campanha que durava no mínimo dois meses. O brinquedo era desejado por um tempo maior, ter a bicicleta nas mãos exigia ter primeiro na imaginação, na vontade, no sonho. Quando a criança subia na bicicleta era o momento da realização dos anseios de tempo precioso da infância. No imediato não realizamos sonhos, não imaginamos ou criamos, no imediato apenas satisfazemos necessidades que nem sempre são verdadeiras, algumas vezes são apenas criadas para consumir o sopro de infância que resta nas crianças.

Nenhum comentário: