domingo, janeiro 27, 2008

O espaço da infância


Estive eu nos últimos meses, focada na criação de uma colônia de férias. Como é verão ela já está funcionando.
Meu tempo ficou menor. O trabalho é físico, é visceral, é preciso ficar de pé descalço, usar maiô, transitar na areia, no barro, na grama, na piscina, tomar banho de chuva.
Não foi surpresa, mas foi emocionante saber que alguns tomaram seu primeiro banho de chuva.
Outros perderam o nojo do barro, conviveram com crianças de diferentes idades, sem paredes dividindo espaços, escondendo conflitos, criando uma aparente normalidade.


Vivenciar uma proposta pedagógica, social, afetiva com crianças de diferentes escolas, diferentes necessidades todas muito especiais, está sendo como entrar em contato com tudo que já havia imaginado, sonhado e idealizado como pessoa, observadora da infância e seus espaços, seu protagonismo, suas falas e seus dizeres.


No cenário urbano vejo as crianças espremidas em seus play-grounds, no pedacinho que sobrou do luxuoso condomínio, catando lixo na calçada, pedindo esmola na sinaleira, no pátio de concreto da escolinha de educação infantil, no consultório onde sua atenção será medicalizada, sua atividade será controlada, nos números dos óbitos e das repetências, nas normatizações, nas expectativas e as cobranças das famílias, das escolas......


Na colônia de férias vejo as crianças brincando.
Brincar - a mais completa tradução do tempo e espaço da infância.


O espaço da infância é o momento ativo e contemplativo do brincar, onde ela pode experimentar, ousar, tentar, falhar, acertar, repetir para ver o que pode melhorar, e na repetição aprender. Menos tempo para brincar, menos tempo para viver, para aprender.


Se na brincadeira existir a possibilidade de trocas diferentes das cerceadas pela escola, sem apito, sem medo de sujar a roupa, sem a direção permanente da atividade, sem as separações de idades, onde as zonas de desenvolvimento proximal sejam vivenciadas e construídas desde a escolha dos materiais utilizados, na definição das regras e na flexibilização das mesmas pelas próprias autoras da brincadeiras - as crianças - o espaço social da infância iniciará sua delimitação, nos momentos do brincar.

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