domingo, março 02, 2008

Aniversário da Escola Leopoldo Tietböhl

foto do acervo da escola

No dia 3 de março de 1958, no terreno onde hoje é a Praça das Nações Unidas, nascia o Grupo Escolar Leopoldo Tietböhl. Resultado do idealismo, da coragem e dedicação de três mestras - Vitória Saadi Hoffmann, Jamile Asmuz Divério e Maria Helena Menna Barreto, a escola inicia com 128 alunos e 4 professoras, Círculo de Pais e Mestres, Merenda Escolar e Caixa Escolar.


No ano de 1959 inicia o funcionamento da Biblioteca de Classe e em 1960 com o aumento do acervo é oficializada e adotado como patrono o escritor Érico Veríssimo.
A escola crescia e oferecia suporte para a comunidade do bairro que também crescia e necessitava de novas formas de interagir organizada pedagógicamente, como o Clube Agrícola, o Pelotão da Saúde, Cine Clube e um jornal.


Em 1968 com 713 alunos, divididos em 23 turmas, com 45 professoras, as autoridades decidiram construir um prédio que satisfizesse as necessidades da escola e da comunidade, iniciando em 1969 as atividades no prédio da rua Riveira.


Nesses 50 anos de história, a escola honrou a memória e suas pioneiras fundadoras e também do próprio professor Leopoldo Tietböhl, que foi alguém que começou humildemente mas com muito idealismo e deixou seu nome como um exemplo para a educação no Rio Grande do Sul. Educar é modificar, é instigar, é fazer com que cada um e todos procurem seus melhores resultados para fazer do mundo um lugar melhor, e isso , essa escola faz muito bem.


Atráves de seus recursos mais valiosos - as pessoas - as professoras, os autores, os funcionários, os alunos, o Tietböhl transcende sua função, amplia seus objetivos e faz com que a escola prossiga além de suas paredes e de seu imenso pátio.


Durante o ano de 2008, a escola vai comemorar de diversas formas o cinqüentenário, mobilizando a comunidade de alunos e ex- alunos, de todos moradores do bairro e arredores que de alguma forma tiveram sua vida ligada ao Tietböhl.
Re-lembrando sua história, re-vendo sua caminhada, podemos rever um tanto da história do bairro e o tanto da tenacidade e empenho de seus educadores na construção das infâncias e juventudes que passaram por alí.

Parabéns, para todos e muitos anos de VIDA para a escola.

4 comentários:

Unknown disse...

Impossibilitada de participar das festividades da Escola!!!! Mas de longe acompanho seu progresso e me sinto muito agradecida por terem pessoas tão dedicadas, que fazem seu trabalho com muito a amor a profissão e de lá onde esteja o Prof. LEOPOLDO com certeza estará olhando por todos voces!!!!!Feliz aniversário a tôda comunidade...

Unknown disse...

Larissa, sou neta da Vitória Saadi Hoffmann e vou ler para ela teu texto.
Muito obrigada
Cláudia Hoffmann de Barcellos

Anônimo disse...

Muito legal o texto com a historia da escola. Fui aluno e minha mãe foi professora no Leopoldo Tietbohl durante a segunda metade dos anos 70 até os 80.

Obrigado!!

Unknown disse...

Eu sou filha da Jamile Martins Asmuz #Jamile Martins Asmuz. Obrigada por sua homenagem.