domingo, setembro 06, 2009

EXPOSIÇÃO DE FOTOS – 80 ANOS – EDUCAÇÃO INFANTIL – IE





fotos do acervo da escola

Texto gentilmente cedido pela Vice-diretora Eliane da Silva Alberche (Tarde).

“Tudo o que eu preciso mesmo saber sobre como viver, o que fazer e como ser, aprendi no Jardim de Infância. A sabedoria não estava no topo da montanha mais alta, no último ano de um curso superior, mas num montinho de areia, no recreio da pré-escola. Vejo o que aprendi: dividir tudo com os companheiros, jogar conforme as regras do jogo, não bater em ninguém, guardar os brinquedos onde os encontrava, não tocar no que não era meu, arrumar a bagunça que eu mesmo fazia, pedir desculpas se eu machucava alguém, estudar, pensar, pintar, desenhar, cantar, dançar, brincar de tudo todos os dias”.
Roberto Fuchmann



“Era uma vez uma escola de formação de professores, criada em distante província do Sul de um reino, onde o então Imperador D.Pedro II dizia que se não fosse rei, seria professor”. (Profº Valdeci Bezerra)
O ano era 1869, a província, Porto Alegre e a Escola, era Escola Normal da Província de São Pedro, hoje Centro Estadual de Formação de Professores Gen. Flores da Cunha e para sempre o lendário e histórico “IE”.
Durante 60 anos esta é a única Instituição a formar professores no estado do Rio Grande do Sul, dando forma através de sua própria história, aos fundamentos da Pedagogia Gaúcha.
Em 1929, o “IE” inscreve mais uma vez seu nome na história da Educação pública gaúcha. No dia 3 de setembro do referido ano, é inaugurada as duas primeiras turmas de “jardim de infância” do RS.

A idéia nascida do idealismo das professoras Olga Acauan, Wanda Gaelzer e Consuelo Costa Teixeira, traz para a cidade de Porto Alegre e para o RS uma nova perspectiva de atendimento à 1ª infância.

Preocupadas com a ampliação das possibilidades das crianças menores de 7 anos e evidenciando o fantástico potencial dos pequenos, essas professoras, baseando seus estudos nos trabalhos da Drª. Maria Montessori, que estava implantando na Europa e nos Estados Unidos escolas de educação infantil deram inicio as duas primeiras classes “pré-escolares”, no antigo prédio da escola, na Rua da Igreja (Duque de Caxias) esquina com a Rua do Liceu (Marechal Floriano Peixoto) onde atualmente funciona o Colégio Sévigné.

Com o passar do tempo a consciência da importância da “educação pré-escolar” amplia-se aliada a profundas alterações dos padrões sociais que finalmente incorporaram as mulheres ao mercado de trabalho. Consequentemente a procura por espaços pedagogicamente estruturados, que atendessem crianças menores de sete anos, aumenta muito.

Durante seus 80 anos, a educação infantil do IE escreveu sua história no cenário pedagógico gaúcho e porto alegrense.

Sua proposta pedagógica baseia-se na formação da criança como um sujeito em transformação, pleno de possibilidades, cujo currículo escolar visa oportunizar experiências prazerosas e desafiadoras, valorizando as diferentes linguagens, proporcionando a construção da autonomia, senso crítico e criatividade. Defendendo os cuidados relacionados à saúde, higiene e alimentação, como base para o bem estar integral da criança. Estimulando o desenvolvimento de uma consciência ecológica e valorizando a iniciativa na perseguição de curiosidades e na expressão do pensamento, em um processo lúdico, onde os projetos desenvolvidos têm a criança e a construção do conhecimento como eixos principais.

Muitos médicos, advogados, professores, artistas e diversos profissionais de nossa cidade, iniciaram sua vida escolar na Educação Infantil do IE e certamente visitando nossa exposição de fotos irão se reencontrar e lembrarão com carinho daquele saudoso tempo.

Por determinação da mantenedora, a Educação Infantil do IE, designa em 2007, uma sala de aula (Sala Laranja) para funcionamento do 1º ano do ensino fundamental de 9 anos.
Em 2008, a SEC- Secretaria da Educação, determina que as turmas do 1ºano do EF de 9 anos de duração, devem ser transferidas para a Escola anexa, Profª Dinah Neri Pereira. Com isso, o prédio da Ed. Infantil passa novamente a abrigar somente as turmas de pré-escola.
Desde sua origem as turmas da Educação infantil são designadas por cores, ao longo dos tempos houveram mudanças nas cores e na faixa etária de cada turma.
Atualmente as turmas estão assim organizadas:
- Nível 1 – 0 a 3 anos - Creche – Sala Arco-íris (Turmas B1 e B2)
- Nível 2 – 3anos a 3 anos e 11 meses - Sala Rosa/ Sala Lilás
- Nível 3 – 4 anos a 4 anos e 11 meses - Sala Laranja/ Sala Amarela
- Nível 4 – 5 anos a 5 anos e 11 meses - Sala Azul /Vermelha
Passados 80 anos, a Educação Infantil do IE, continua sendo referência no atendimento pré-escolar.
As turmas que integram a escola fazem parte de um Projeto Educacional que está em permanente estudo e transformação, mas que tem em seu eixo principal a determinação de considerar o pequeno aluno, não somente em seus aspectos intelectuais e vocacionais, mas também seus aspectos físicos, sociais, morais, estéticos e criativos.
O trabalho pedagógico desenvolvido habilita o IE, apesar das dificuldades estruturais, a continuar lutando pela manutenção da unidade como um espaço público destinado à educação infantil.
Diante do fechamento de turmas de educação infantil em todo o estado, é fundamental que seja reafirmado a importância do trabalho desenvolvido e que a mantenedora tenha o compromisso da continuidade dessa história tão bonita que a educação infantil do IE vem escrevendo.

Um comentário:

Eliane Alberche disse...

Eh Larissa passaram-se 9 anos e está linda história está esquecida. Desde 2016 não estamos mais no nosso prédio. E o restauro do nosso IE, parado. Total descaso do governo. Estamos na iminência de fechar as portas, pois Ed infantil não e prioridade do Estado. Muito triste.